(11) 3217-6000

Brasil tem três entre as 10 cidades mais congestionadas do mundo

Noticia, Sem categoria

Ipojucatur_28-03-16_SiteO Brasil precisa urgentemente de investimentos em sistemas de transportes de média capacidade eficientes e de realmente alta capacidade, como os corredores de ônibus BRT – Bus Rapid Transit e uma rede de metrô de fato.

Algo que já parece óbvio mais uma vez é confirmado pelo ranking mundial da empresa TomTom, de monitoramento de trânsito, que apurou quanto tempo as pessoas perdem por ano  nos congestionamentos.

A pesquisa, que analisou 295 cidades de 38 países em seis continentes, foi divulgada nesta terça-feira 22 de março de 2016 e traz dados referentes aos anos de 2014 e 2015 .

A metodologia é a seguinte: A medição não considera o tamanho de congestionamentos, ou seja, os quilômetros. É feita uma comparação entre o tempo de deslocamento que é necessário para percorrer o mesmo trajeto em horas de pico e em momentos de menor movimento. Esse tempo adicional é o que o condutor leva no trânsito e, para a tabulação, o resultado é transformado em porcentagem.

A cidade no mundo onde é mais desperdiçado tempo em congestionamentos é a Cidade do México, com índice de 59%. No Brasil a primeira cidade da lista e quarta no ranking mundial é o Rio de Janeiro com 47%, o que corresponde à perda de 165 horas por ano. É como se o motorista no transporte individual e o trabalhador e o passageiro de transporte público ficassem ao menos seis dias seguidos do ano parados dentro dos veículos.

A expansão dos corredores de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, que já estão presentes no sistema, mas são considerados insuficientes – precisando de mais quilômetros, o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos e ampliação da linha 4 do metrô são tidas como ações iniciais para reverter o quadro. Para se ter uma ideia, no levantamento de 2014, no Rio de Janeiro as pessoas gastavam 99 horas por ano no trânsito.

Ainda entre as cidades brasileiras Salvador, aparece em segundo lugar com 43% de perdas, e é a sétima no ranking mundial. Na capital baiana o motorista perde 160 horas por ano nos trajetos, números semelhantes são em Recife também com 43%, sendo a oitava no ranking mundial e a terceira entre as brasileiras.

São Paulo é a quinta cidade brasileira onde se perde mais tempo no trânsito e não aparece no ranking das 10 cidades em todo o mundo. A relação do tempo gasto é de 29%. Na prática, os paulistanos perdem 103 horas no trânsito por ano. No levantamento referente a 2014, a perda era de 77 horas nos congestionamentos.

A TomTom diz que além de haver sistemas como dos corredores de ônibus e metrô, ou seja, infraestrutura, é necessário dar confiabilidade para os passageiros e com isso convencer as pessoas que estão no carro a deixar os veículos próprios em casa. Esta confiabilidade vem, além de uma boa operação, por meio de informações mais precisas e detalhadas sobre, por exemplo, quando o ônibus vai passar, itinerários e uma lista das conexões mais práticas nas redes de metrô.

 Adamo Bazani jornalista especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

 

Imagem: Bigstock by kadmy

Deixe uma resposta

  • ERP integrado de todas as áreas da empresa

    – RH
    – Compras
    – Manuntenção
    – Operação
    – Financeiro
    – Suprimentos
    – Contabilidade
    – etc

  • Criação de Rotas e Geocodificação

    A Ipojucatur, desenvolveu um moderno software de geocodificação de pessoas e criação de rotas otimizadas para o fretamento contínuo/empresarial. Confira algumas vantagens que o sistema pode proporcionar ao nosso cliente:

    – Criação de rotas otimizadas, independentemente do banco de dados de funcionários;
    – Rotas que podem reduzir em até 80% o uso de vale-transporte da empresa;
    – Rotas que podem ser gerenciadas pelo próprio cliente, através do site da Ipojucatur;
    – Estudo logístico de otimização de rotas pode ser feito a qualquer momento, sem custo adicional ao cliente;
    – Gerenciamento ilustrativo das linhas, com possibilidade de visualizar no mapa as linhas e passageiros ali inseridos.

    Você, que ainda não é cliente da Ipojucatur, solicite o estudo logístico feito pela nossa equipe, sem qualquer compromisso. Buscaremos a melhor solução para o transporte de pessoas da sua empresa.

  • Sistema de telemetria e rastreamento em 100% da frota

    O sistema nos permite verificar:

    – Localização do veículo
    – Desvio de rota
    – Cumprimento de horário das linhas e serviços
    – Velocidade do veículo
    – Rotação do motor (RPM)
    – Outros

  • HISTÓRIA

    Na década de 70 denominada Empresa de Ônibus Vila Ipojuca – de origem no transporte urbano na zona oeste de São Paulo.

    Em 1976, o antigo proprietário da Empresa de Ônibus Vila Ipojuca – de transporte urbano na zona oeste de São Paulo – criou a Ipojucatur: uma empresa prestadora de serviço, especializada em fretamento e turismo.

    Em 1994, seu ex-proprietário estava interessado em se desfazer dos negócios. No mês de maio, um novo proprietário assume integramente a Ipojucatur.

    A empresa parte então para novos clientes, tanto no fretamento contínuo como no eventual. Hoje a empresa conta com uma frota atualizada e solidificada, oferecendo a seus clientes um sistema moderno e inovador de transporte de pessoas e de respeito ao meio-ambiente.

  • VALORES

    Foco no cliente
    A principal diretriz da Ipojucatur é o foco no cliente. Todos os esforços devem ser feitos para atender às suas necessidades e expectativas.

    Agilidade
    A Ipojucatur deve se pautar por práticas ágeis, econômicas e menos burocráticas.

    Simplicidade
    A estrutura deve se manter enxuta, porém produtiva, com adoção de controles adequados que permitam o acompanhamento da gestão.
    Ética Agir com integridade, seguindo os princípios de lealdade e respeito aos clientes, fornecedores e à concorrência.

    Ética
    Agir com integridade, seguindo os princípios de lealdade e respeito aos clientes, fornecedores e à concorrência

  • VISÃO

    Ser reconhecida como líder na qualidade de prestação de serviços e pela responsabilidade e respeito com que a Ipojucatur conduz seus negócios junto à sociedade, meio ambiente e seus colaboradores.

  • MISSÃO

    A Ipojucatur tem a missão de oferecer aos clientes soluções eficazes e com qualidade nos serviços de transporte de passageiros, valorizando e respeitando seus clientes e funcionários dentro de um processo de constante melhoria. Tem ainda como missão, gerar emprego, lucro e criar benefícios para a sociedade, comprometendo-se com a sustentabilidade.