Como funciona o ar condicionado do ônibus?

Curiosidade, Ônibus

A instalação do ar condicionado de ônibus é feita no teto, por fora ou direto na carroceria. No caso dos ônibus de viagem/fretamento, a ventilação e a distribuição de ar no compartimento de passageiros são feitas por meio do bagageiro, aquela prateleira logo acima dos bancos que se costuma chamar de porta-pacote.

Em outros casos o sistema parece com o deu um split, sem tubos de ar. O compressor do ar condicionado é instalado no motor do veículo, e às vezes é necessário instalar um alternador no motor do ônibus para gerar energia para o ar-condicionado.

Nos ônibus de viagem e executivos os tubos de ventilação passam por dentro do suporte de bagagens e distribui o ar por pequenas saídas de ar. Essas saídas de ar normalmente podem ser abertas, redirecionadas ou fechadas manualmente pelos próprios passageiros. 

Muitos passageiros já devem ter reparado que existem diferenças de temperatura dependendo da poltrona escolhida. Existe um motivo para isso, e explicaremos o porque:
• Os ônibus são programados para manter a temperatura do ar condicionado em 22°.

• O sistema de ventilação fica localizado no centro do corredor. Consequentemente, a parte central do ônibus fica mais fria. Portanto, se você gosta de temperaturas mais baixas, procure comprar se acomodar entre as poltronas 13 e 24.

• Na parte de trás do ônibus, além da maior distância para a central de ventilação, é onde fica localizado o motor. Como ele esquenta, a tendência é que a temperatura fique mais elevada nesta parte. Por isso, da poltrona 33 para trás, a temperatura pode ficar mais alta.

• O sistema de temperatura não possui calefação. Ou seja, caso o motorista ligue o ar condicionado em um dia frio, mesmo programando a temperatura para 22°, a tendência é que o interior do ônibus fique mais frio que a parte externa.

• Por conta do tamanho dos ônibus, em dias de calor extremo, próximo a 40°, dificilmente o sistema conseguirá manter a temperatura nos 22° durante toda a viagem.

• A Ipojucatur tem o compromisso de preservar a saúde do bem maior de nossos clientes, “seus colaboradores”, sendo assim o sistema de ar condicionado passa por manutenção preventiva e higienização constante, eliminando fungos e bactérias, ainda mais em tempo de pandemia. Não descuidamos nem por um instante!

Quem não fica feliz quando pega um ônibus com ar-condicionado não é mesmo? Sabia que independente da categoria (Carro Luxo, Van, Micro ônibus, Ônibus Convencional, Ônibus com elevador, Ônibus Luxo), todos os veículos possuem ar condicionado?

Vem de Ipojuca você também!

Siga-nos nas redes sociais e entre em contato:
Facebook: Ipojucatur
Instagram: @ipojucatur
Twitter: Ipojucatur Transporte e Turismo
LinkedIn: Ipojucatur Transporte e Turismo
Youtube: Ipojucatur Transportes e Turismo

Fonte: Webarcondiciona